Evangélicos, trabalhadores da construção civil e até colonos portugueses massacrados por tropas holandesas são lembrados com feriados.
Em novembro, o Brasil tem três feriados: Finados, Dia da República e o Dia da Consciência Negra, adotado mais recentemente. Depois vem o Natal, o feriado de Ano Novo e o tão esperado carnaval. Aliás, muita gente diz que no Brasil as coisas só começam a funcionar de verdade depois da festa de Momo.
Mas, você já se perguntou quantos feriados nós temos aqui no Brasil? Você acha que o nosso país tem muitos feriados comparado com outros países? Veja aqui no Planeta Azul se isso corresponde à verdade ou não.
O Brasil tem onze feriados nacionais. É um dos países com menor número de feriados no mundo. Nessa lista estão Austrália, Alemanha, Estados Unidos e Suíça. Índia e Colômbia são os campeões do feriado, com 18 dias cada um. O México é o país com menos feriados: apenas sete. Nossos vizinhos do Cone Sul, Argentina e Chile, folgam 15 dias por ano. Sabendo disso, cabe a pergunta: o Brasil tem mesmo muitos feriados?
Sim e não. Relativamente, temos uma média de feriados nacionais compatível com a maioria dos países. Em compensação, existem dezenas de feriados estaduais. Cada um dos 27 estados da Federação tem o seu próprio feriado. Além disso, existem feriados com diferentes motivações que são comemorados em alguns estados e em outros não.
O Dia do Evangélico, comemorado em diferentes datas, existe no Acre, Alagoas, Distrito Federal e Rondônia. O Acre é o estado brasileiro com o maior número de feriados e pontos facultativos do país. Em 2024, o calendário oficial apontou 24 dias de folga para os acreanos. Um dos feriados é o Dia da Amazônia, data da assinatura do Tratado de Petrópolis, quando o Brasil comprou o território da Bolívia, em 1903.
Existem vários feriados específicos. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem um feriado para homenagear os trabalhadores do comércio e da construção civil. Também existem os feriados de significado histórico regional, como o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado pelos paulistas em 9 de julho, ou a data que lembra a Revolução Farroupilha, celebrada entre os gaúchos em 20 de setembro.
O Brasil tem feriados curiosos. No Rio Grande do Norte, o Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú, em 3 de outubro, lembra a chacina de colonos portugueses por forças holandesas em 1645. O dia da Batalha do Jenipapo, em 13 de março, marca o confronto travado no Piauí em 1823, entre tropas portuguesas e colonos brasileiros, ainda como resultado da luta pela independência do Brasil.
Para os brasileiros que trabalham no Poder Judiciário, além do Dia do Servidor Público em 28 de outubro, eles têm direito a um feriado extra, o 8 de dezembro, Dia da Justiça.
Então, o que você acha? O Brasil tem muitos ou poucos feriados? Qual é a sua opinião? Curta, assista e compartilhe O Planeta Azul. Acesse e se inscreva em nosso canal de Youtube e também em nossas redes sociais.