Esteve na China recentemente paciente passa bem, diz governo. Ministério da Saúde será acionado.
Uma jovem de 22 anos foi internada em Belo Horizonte (MG) com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a paciente esteve recentemente em viagem à China e apresentou sintomas compatíveis com os noticiados em casos confirmados em outros países.
A pasta não informou qual cidade a jovem visitou na China –onde o novo surto de coronavírus teve início, na região central. Na semana passada, a secretaria informou ter identificado outro caso suspeito, o que foi negado horas depois pelo Ministério da Saúde.
Em nota, a Secretaria de Saúde de MG informou que a jovem internada nesta 2ª feira (27.jan.2020) será transferida para acompanhamento no hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira.
“A paciente passa bem, já recebeu atendimento e todas as providências necessárias foram tomadas“, informou a pasta. “O caso será discutido com o Ministério da Saúde e, assim que tivermos novas atualizações, iremos informar“, acrescentou.
O 2019-Cov (nome científico do vírus) já infectou 4.231 em todo o mundo até a noite desta 2ª feira (27.jan). A maioria dos casos foram registrados na China, onde 106 pessoas morreram.
No Brasil, o Ministério da Saúde montou 1 centro de operações de emergência para preparar a rede pública em caso de possíveis ocorrências no Brasil. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também reforçou a atenção para casos suspeitos em portos e aeroportos, em especial aqueles que recebem passageiros procedentes da China.
Eis 1 infográfico com os casos de coronavírus registrados até esta 2ª feira:
Fonte: Brasil 360