Copom derruba taxa de juros para 2,25% ao ano, menor patamar da história

Os diretores do BC (Banco Central) decidiram nesta 4ª feira (16.jun.2020) cortar a taxa básica Selic em 0,75 ponto percentual –como o esperado pelo mercado financeiro. Os juros-base agora são de 2,25% ao ano, renovando a mínima histórica.

Esse foi o 8º corte consecutivo feito pelo colegiado. Leia a íntegra do comunicado. A diminuição dos juros é uma forma de o Banco Central estimular a economia, que foi fortemente impactada pelos efeitos da pandemia de covid-19. A atividade econômica reduziu com a grande restrição no fluxo de comércio, serviço e pessoas.

No penúltimo encontro, realizado em 6 de maio, o Copom havia sinalizado 1 corte adicional de igual magnitude (0,75 ponto percentual).

Na época, os operadores do mercado financeiro estimavam que o PIB terminaria o ano com queda de 3,76%, e a inflação seria de 1,97%.

Já na última projeção do mercado, os economistas esperam que o PIB (Produto Interno Bruto) do país caia 6,51% em 2020 e a IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplos), que mede a inflação oficial), seja de 1,57%.

Ou seja, houve piora do cenário, com recessão maior e índice de preços mais fraco. Se o resultado do PIB se confirmar, será o maior recuo na atividade econômica desde 1962, série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *