A evolução dos casos de coronavírus por localidade indica que o distanciamento social é uma medida eficiente na combate à pandemia.
A contagem de infeções em duas províncias da Itália que adotaram a medida em momentos distintos serve como exemplo:
- Lodi – adotou o distanciamento social (recomendando a todos que ficassem em casa) em 23 de fevereiro.
- Bergamo – aderiu ao distanciamento social só em 8 de março.
Eis diferença do número de casos: Lodi ficou na casa dos 1.000 positivos, contra perto de 2.500 em Bergamo, segundo estudo do Leverhulme Centre on Demographic Science baseado em dados de 13 de março. Leia a íntegra aqui.
Embora a província de Bergamo seja mais populada (cerca de 1,1 milhão de pessoas) do que Lodi (cerca de 200 mil), o que impressiona e a curva mais acentuada de infectados no local onde não se adotou de imediato o distanciamento social.
OGGI IN ITÁLIA
Dados divulgados pelo Departamento de Proteção Civil da Itália mostram o avanço da doença nas províncias de Bergamo e Lodi. Em Bergamo foram registrados 3.760 casos até esta 3ª feira (17.mar.2020). Em Lodi, 1.372.
POR QUE ISSO IMPORTA
Porque os números evidenciam que o ideal é retardar a proliferação do vírus com distanciamento social. O grande desafio dos governos será, nesse tipo de conjuntura, encontrar formas compensatórias para a paralisia da economia. Mais pessoas estarão protegidas do vírus, mas muitas também ficarão sem emprego.