A província de Hubei, epicentro do surto de coronavírus na China, mudou nesta 4ª feira (12) o critério para a contabilização de casos da doença Covid-19. As autoridades de saúde da província –cuja capital é Wuhan, onde o novo coronavírus teve origem– passaram a considerar nos cálculos os casos de Covid-19 confirmados por meio de exames clínicos. Antes, eram contabilizados somente as infecções confirmadas por testes laboratoriais.
Com isso, em apenas 1 dia, foram confirmados 14.840 novos infectados, além de 242 mortes. Até a 3ª feira (11), a média de novos casos diários em Hubei era de 2.000 a 3.000 novas ocorrências.
As outras províncias e cidades chinesas não alteraram o critério de confirmação de casos. Fora de Hubei, foram 377 novos casos na China (ante 370 no dia anterior), e 3 mortos (2 a mais na comparação com o dia anterior).
Além da China, mais países atualizaram seus números nesta 4ª feira (12). No Reino Unido, autoridades confirmaram o 1º caso na capital, Londres. Além da terra da rainha, Cingapura, Hong Kong e Japão tiveram mais infectados. No último país, um dos casos foi de 1 médico que trabalha na quarentena no navio Diamond Princess, atracado na costa japonesa.
Em todo o mundo, já são 60.017 pessoas infectadas pelo Covid-19, em 26 países. Duas pessoas morreram fora da China, nas Filipinas e em Hong Kong.
Os países com casos confirmados de coronavírus são: China, Tailândia, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Austrália, Taiwan, Malásia, Estados Unidos, Alemanha, França, Vietnã, Canadá, Emirados Árabes, Rússia, Itália, Reino Unido, Finlândia, Bélgica, Suécia, Espanha, Camboja, Nepal, Sri Lanka, Índia e Filipinas.