A Câmara dos Deputados aprovou na manhã de 5ª feira (9.abr.2020) o requerimento de urgência para votar a expansão do auxílio de R$ 600 pago a trabalhadores durante a crise causada pela Covid-19. A proposta deve ser apreciada na próxima semana.
O Congresso terminou em 30 de março de analisar o auxílio emergencial. Logo depois, o Senado passou a discutir uma forma de deixar o programa mais abrangente.
Uma das mudanças propostas pelos senadores, e que a Câmara analisará, é estender o benefício em dobro também para pais solteiros. Da forma como é hoje, apenas mães que sustentam sozinhas suas famílias têm direito ao dobro do benefício –de R$ 600 para 1.200.
Ao declarar a aprovação do requerimento de urgência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a matéria deve ser discutida provavelmente na 2ª ou na 3ª feira (13 ou 14.abr.2020).
A Câmara está funcionando em regime de votação remota. Ficam no plenário apenas o presidente, líderes partidários e alguns deputados. A maioria participa por videoconferência.
Para 1 projeto ser analisado nesse regime, é necessário que haja requerimento de urgência aprovado. Assim, é possível pular a tramitação em comissões, que não estão funcionando.
As mudanças na dinâmica de funcionamento da Câmara foram concebidas para diminuir a circulação de pessoas na Casa. Locais com aglomeração facilitam a proliferação do coronavírus.
Informações de Poder360.