PIB dos EUA tem queda de 4,8% no 1º trimestre, a pior desde 2008

A economia dos Estados Unidos contraiu pela primeira vez em quase seis anos entre janeiro e março, em consequência da crise do coronavírus e das medidas de isolamento que paralisaram a atividade no país.

O Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano caiu 4,8% na taxa anualizada, informou a agência de análises econômicas do país nesta quarta-feira (29). Foi a primeira retração da economia dos EUA desde o primeiro trimestre de 2014, e a mais intensa desde o último trimestre de 2008.

O consumo das famílias, indicador de maior peso na composição do PIB do país, diminuiu 7,6% na taxa anualizada, no pior decínio desde o segundo trimestre de 1980.

A economia parou em março, quando empresas fecharam e medidas de isolamento foram tomadas em todo o país, numa tentativa de frear a pandemia. O choque foi tão grande que anulou a atividade econômica positiva registradas em janeiro e fevereiro.

No segundo trimestre, a economia deve recuar ainda mais. Embora alguns estados estejam começando a reabrir o comércio, especialistas acreditam que levará algum tempo até que os níveis de atividade retornem ao patamar em que estavam antes do surto da COVID-19.

Informações de CNN Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *