Hospital PUC Campinas é selecionado para testar vacina da Johnson na fase 3 em voluntários

O Hospital PUC Campinas (SP) foi selecionado para participar da fase 3 de testes da vacina contra o coronavírus produzida pela Johnson & Johnson. A previsão, segundo a instituição, é aplicar cerca de 1 mil doses, entre a substância imunizante e um placedo, a partir da próxima semana. O processo de recrutamento começa nesta sexta-feira (2).

Nesta quinta-feira (1), o diretor do Centro de Pesquisa da unidade, o médico Danilo Villagelin, explicou que a vacina da indústria americana tem dois diferenciais frente a outras farmacêuticas:

  • É uma vacina contra Covid-19 de dose única.
  • Podem participar profissionais de saúde, alunos e outros funcionários da instituição, mas também a população em geral que queira se voluntariar.

A vacina em teste foi denominada Ad26.COV2.S e desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) já autorizaram o início da fase 3.

No total, aproximadamente 6 mil pessoas participam dos testes desta vacina em centros de pesquisa pelo Brasil e, no mundo, serão 60 mil indivíduos.

Cadastro e pré-requisitos

Os interessados em participar da testagem devem ter mais de 18 anos, preencher um formulário na página do hospital na internet, disponível a partir desta sexta, e aguardar para saber se serão selecionados.

Entre as informações requisitadas, nome completo, email, data de nascimento, telefone, profissão, altura, peso e doenças preexistentes devem ser informados. Os voluntários podem, inclusive, já ter tido a Covid-19, segundo o Hospital PUC. Mulheres gestantes ou em fase de amamentação não podem participar.

“Num primeiro momento, serão vacinadas pessoas de 18 a 59 anos. Num segundo momento, as pessoas acima de 60 anos. […] As pessoas selecionadas vão receber um email com dia e hora marcados para comparecerem ao centro e poderem participar da pesquisa”, explica Danilo Villagelin.

Serão 30 pessoas vacinadas por dia durante dois meses no centro de pesquisa de Campinas. Elas receberão a dose única do imunizante ou uma substância com efeito placebo. A distribuição será de forma aleatória, sem que sejam identificados os que receberam a vacina ou o placebo.

O que já sabemos sobre a vacina para Covid-19 da Johnson & Jonhson

Os participantes do estudo serão acompanhados pelos pesquisadores por um período de dois anos, com visitas presenciais e também contato por telefone.

O Centro de Pesquisa do Hospital PUC-Campinas possui sete estudos sobre o coronavírus, sendo cinco em andamento.

Vacinas em teste no Brasil

  • Oxford (inglesa)
  • Sinovac (Coronavac) (chinesa)
  • BioNTech/Pfizer (alemã/americana)
  • Johnson & Johnson (americana)

Informações de G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *