As chuvas na Grande São Paulo causaram um deslizamento no Morro de Socó, no Parque Imperial, em Osasco.
Segundo o 18º Grupamento de Bombeiros, que atende à ocorrência, não houve vítimas. Uma equipe de bombeiros está no local para retirar pessoas das casas que ficam no entorno.
Em entrevista, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, afirmou que vai disponibilizar locais para abrigar as pessoas que tiveram suas casas afetadas pela chuva e afirmou que está trabalhando com o governo estadual para solucionar os problemas.
O Parque Imperial fica no limite entre os municípios de Osasco e Barueri. Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região de Barueri foi a mais afetada pelas chuvas, com 141,2 milímetros por volta das 9h. Em São Paulo havia chovido 113 milímetro no mesmo horário, quase metade do esperado para o mês de fevereiro inteiro.
“A previsão é de que chova mais 20 milímetros hoje”, espera Schneider. “A chuva se manterá firme até o início da tarde, quando começa a diminuir aos poucos. Ela continuará de fraca a moderada ao longo do dia com chuvisco à noite.”
Embora as precipitações devam diminuir a partir de agora, a preocupação dos meteorologistas é com os deslizamentos.
“O problema são as encostas, principalmente no litoral e na região oeste de São Paulo”, afirma Schneider. “O solo já vinha encharcado em razão dos últimos dias.”
De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, também do Inmet, o risco é grande porque as cidades têm dificuldade para escoar o volume de água que caiu em tão pouco tempo no estado.