A Amazon acaba de provocar um terremoto na economia brasileira com a chegada do serviço Prime, que prevê a entrega gratuita de tudo que é vendido pela internet, incluindo produtos de supermercados. As ações das empresas varejistas como Magazine Luiza e Americanas despencaram, o que causou a queda dos índices da Bolsa de Valores de São Paulo.
Brasil é 19º país com Amazon Prime O Brasil é o 19º mercado em que a varejista norte-americana passa a oferecer o Prime, um combo de serviços com acesso a músicas, games, séries e filmes por streaming, além de frete grátis na entrega de produtos. A assinatura por aqui será de R$ 9,90 mensais ou R$ 89 anuais —menor do que nos Estados Unidos, onde, apesar de algumas diferenças no pacote, o Prime custa US$ 119 ao ano. No Brasil, o Amazon Prime dará direito:
A frete grátis e, para algumas cidades, entrega acelerada;
Ao serviço de streaming de vídeo da Amazon, o Prime Video;
Ao novo serviço de streaming de música da Amazon no Brasil;
A uma seleção de livros e revistas;
Ao Twitch Prime, que inclui bônus de jogos e conteúdos de jogos exclusivos.
Analistas do BTG Pactual afirmaram, em relatório, que o lançamento é mais um movimento de expansão do negócio da Amazon no Brasil e que pode pressionar os papéis da B2W e do Magazine Luiza no curto prazo. Apesar disso, e de reconhecer o movimento e a força global da Amazon, a equipe do banco ressaltou que varejistas locais vêm investindo em aumento de tráfego e sortimento de produtos em suas plataformas, além de um melhor nível de serviço, “três pilares fundamentais para se ter sucesso no e-commerce brasileiro e que fazem com que estejam mais bem preparados para a consolidação do mercado local”.
(Com informações da Reuters)