Em votação na noite desta terça pelo horário local, a Câmara dos Representantes dos Estados votou aprovou uma resolução pedindo que o presidente Donald Trump seja removido do cargo por meio da 25ª Emenda, na sequência do violento cerco ao Capitólio dos EUA na semana passada.
Mais cedo, o vice-presidente Mike Pence havia rejeitado a chamada para invocar a 25ª Emenda em uma carta à Presidente da Câmara, Nancy Pelosi.
A resolução votada pela noite, apresentada pelo democrata Jamie Raskin, representante de Maryland, apelou Pence “para usar imediatamente seus poderes sob a seção 4 da 25ª Emenda para convocar e mobilizar os principais oficiais dos departamentos executivos no Gabinete para declarar o que é óbvio para uma nação horrorizada: que o presidente é incapaz de cumprir com sucesso os deveres de seu cargo. “
A resolução equivale a uma repreensão simbólica ao presidente após os ataques ao Capitólio por partidários de Trump que questionaram os resultados das eleições de 2020.
O que vem a seguir
Após a aprovação da resolução pedindo o uso da 25ª Emenda, os democratas da Câmara estão agora se movendo rapidamente em direção a um pedido de impeachment do presidente por conta dos incidentes no Capitólio, incitados por Trump.
Os democratas da Câmara planejam votar na quarta-feira a abertura do impeachment de Trump, uma semana após a invasão do Congresso do país.