Um novo lote com 629.460 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 chegou ao Brasil nesta quarta-feira (19), no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Os imunizantes serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal e distribuídos entre as capitais brasileiras.
A nova remessa do imunizante faz parte do acordo firmado em 19 de março, que prevê 100 milhões de doses até o final do terceiro trimestre deste ano.
Assim que o avião aterrissou em Viracopos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou no Twitter: “Chegaram há pouco no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), 629 mil doses de vacina Covid-19 da Pfizer. Com isso, são 2,8 milhões de doses do imunizante já entregues ao Ministério da Saúde”.
Na última sexta-feira (14), a Pfizer e BioNTech anunciaram um novo acordo com o Ministério da Saúde que prevê o fornecimento de 100 milhões de doses adicionais da vacina. O fornecimento está previsto para ocorrer a partir do quarto trimestre.
Ao longo deste ano, a Pfizer deve fornecer um total de 200 milhões de doses de vacina ao Brasil para apoiar o combate à pandemia.
As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações.
Embora não impeçam o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).