Todos os anos, os brasileiros se agitam com a tão esperada Black Friday, uma grande promoção nacional do comércio. A data oficial é 29 de novembro, mas antes mesmo começam as promoções.
Embora tenha começado nos Estados Unidos, a Black Friday se espalhou para muitos países e conquistou espaço no Brasil, onde varejistas fazem ofertas especiais que atraem um grande número de consumidores. É a luta pelos melhores descontos com uma variedade de produtos. São eletrônicos, roupas, cosméticos e muito mais.
O faturamento do comércio é muito alto. Em 2023, a Black Friday no e-commerce chegou a mais de 5 bilhões e 200 milhões de reais. Para 2024, as projeções apontam um crescimento de 9,1% no varejo online.
O principal objetivo da Black Friday é iniciar a temporada de compras do Natal com grandes promoções e descontos tanto em lojas físicas quanto online.
Segundo a plataforma OLX, 93% dos consumidores aproveitam as promoções da Black Friday. Os eletrônicos vêm em primeiro lugar (68%), seguidos dos eletrodomésticos (67%) e roupas (65%). Cerca de 55% dos consumidores brasileiros afirmam que preferem comprar produtos online, em vez de irem até as lojas físicas.
No Brasil, a Black Friday tem se expandido ao longo dos anos e, atualmente, muitas lojas oferecem descontos não apenas na sexta-feira, mas também durante toda a semana que antecede o evento. É a chamada “Black Week”.
Entretanto, é importante estar atento, pois muitas fraudes podem ocorrer durante esse período. Alguns lojistas elevam os preços antes da Black Friday e oferecem descontos menos significativos. Além disso, algumas lojas aproveitam a pressa dos consumidores e não aplicam os descontos no momento da finalização da compra.
Fraudes online também aumentam nessa época com criminosos criando sites falsos, semelhantes aos de marcas bem conhecidas. Os consumidores compraram artigos que nunca chegarão e ainda correm o risco de terem seus dados bancários roubados. Também é comum que alguns comércios incluam taxas mais altas de frete para compensar os descontos oferecidos em determinados produtos.
Segundo a Serasa Experian, o risco de fraudes na Black Friday de 2024 pode ser alto, com base nos dados do mesmo período de 2023. Em 2023, houve uma tentativa de fraude a cada 3,1 segundos. A principal reclamação dos consumidores, segundo a Fundação Procon, foi a não entrega ou a demora na entrega dos produtos comprados na Black Friday, somando 363 queixas (36,05%).
Fique atento às dicas de segurança para garantir que você aproveite os descontos de forma segura! Curta, assista e compartilhe O Planeta Azul no nosso canal de Youtube e também em nossas redes sociais.